Acesso à informaçãoFaltam 23 dias para a Copa

Visita Temática

As Trilhas Interpretativas orientam o público na visitação com temas e percursos pré-estabelecidos. O visitante pode se auto guiar, ao utilizar folhetos ou aplicativos que contêm mapa, com o percurso traçado, e texto, que interpreta os pontos de seu interesse e de acordo com cada tema selecionado.

Trilha das Artes

Enquanto construía, desde sua criação em 1808, um dos mais belos repositórios da flora mundial, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi também incorporando a seu acervo obras de arte de raro valor, que hoje estão integradas à paisagem do Arboreto.
Duração: 1h e 30 min

Download Roteiro da Trilha

Trilha Histórica

Ao longo da Trilha Histórica serão interpretados pontos de relevância do Jardim Botânico entre eles espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos. Para enriquecimento das informações, o Centro de Visitantes dispõe de um banco de dados e encontram-se no arboreto placas interpretativas.
Duração: 2 horas

Download Roteiro da Trilha

Trilha das Árvores Nobres

Ao longo da Trilha Árvores Nobres estão interpretadas espécies nobres principalmente das florestas atlântica e amazônica. A denominação “árvores nobres” engloba a importância ecológica, econômica e paisagística das espécies.
Duração: 2 horas

Download Roteiro da Trilha

 

 

Trilha Evolutiva

A evolução trata basicamente de processos em que espécies sofrem mutações aleatórias que favorecem sua adaptaçõa ao meio ambiente e às mudanças que nele ocorrem. As plantas que tem flor e fruto na maturidade formam o grupo vegetal dominante na terra, que sucedeu aos musgos, samanbaias e pinheiros, e são a base da nossa alimentação e cultura. Darwin chamou de "Abominável Mistério" o surgimento, a rápida diversificação e a dominância do registro fóssil das flores e frutos, que agora está sendo desvendado através da biologia molecular. A partir do DNA, cientistas revolucionaram a classificação das plantas.
Duração: xxx

Download Roteiro da Trilha

Download Cartilha da Trilha