Acesso à informaçãoFaltam 23 dias para a Copa

Pós Graduação

Programa de Iniciação Científica

É missão do Jardim Botânico do Rio de Janeiro ser um centro difusor do estudo sobre meio ambiente e botânica, destacando-se não só o conhecimento e a conservação da flora nacional, como também programas de educação ambiental e extensão. Nesse sentido, a Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), criada em 2001, cumpre a missão de promover a formação de recursos humanos no âmbito da Botânica e ciências correlatas.

A ENBT funciona no Solar da Imperatriz, um prédio do século XVIII, localizado no sopé da floresta da Tijuca, que foi restaurado para esta finalidade por um convênio com a Caixa Econômica Federal. Iniciou suas atividades letivas com cursos de extensão ministrados por professores do Brasil e do exterior, focando predominantemente o conhecimento dos ecossistemas brasileiros, a flora nacional e a conservação de espécies.

As atividades letivas da ENBT são realizadas em forma de cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu e extensão, permeando vários campos, focando predominante o conhecimento da flora nacional, dos ecossistemas brasileiros, e a conservação de espécies. O “Programa de Extensão” tem por objetivo ministrar conteúdos para preparar o profissional a trabalhar em prol de uma convivência mais harmoniosa entre o homem e a natureza, cumprindo assim o objetivo de conhecer e conservar a diversidade vegetal. Os cursos oferecidos são variados abrangendo desde programas de pós-graduação lato sensu como os de Gestão da Biodiversidade e Educação Ambiental até cursos de curta duração de difusão científica para um público amplo. Merece destaque o curso de Ilustração Botânica, que desde 2001 vem incentivando a formação de profissionais com o objetivo de atender a crescente demanda de registro iconográfico das espécies brasileiras para pesquisa científica e divulgação.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Botânica
Diversidade Vegetal: Conhecer e Conservar

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ) oferece cursos de mestrado e doutorado acadêmicos em Botânica. O Programa é reconhecido pelo MEC/CAPES e tem atualmente nota 5 da CAPES.

As áreas de concentração do Programa estão voltadas para o conhecimento da Diversidade Vegetal e Ecologia de Ecossistemas Neotropicais.

http://w2.portais.atrio.scire.net.br/jbrj-ppgenbt/

Programa de Mestrado Profissional
Biodiversidade em Unidades de Conservação

O Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada Biodiversidade em Unidades de Conservação tem como foco a avaliação e o monitoramento da biodiversidade em Unidades de Conservação (UCs). É voltado para a qualificação de profissionais de nível superior que atuam em UCs públicas ou privadas.

http://w2.portais.atrio.scire.net.br/jbrj-mpenbt/