Justificativa: Auxiliar o pesquisador a obter melhor resultado em seus esboços. Ensinar técnicas de desenho para uma representação fidedigna, em virtude da necessidade do registro realista de vegetais, como complemento do discurso científico.

Material Necessário

 

Coordenador: Maria Helena Barretto
Professores: Maria Helena Barretto (Malena Barretto) e Paulo Ormindo
Professores especializados em Ilustração Botânica no Royal Botanic Garden, Kew Gardens, Londres, Reino Unido.


Período: 06 de abril a 29 de junho de 2010
Carga horária:
• Duas vezes por semana, às terças e quintas
• 3 horas aula, 6 horas semanais
• Duas turmas: manhã das 9:00 às 12:00h e à tarde 14:00 às 17:00h
Carga horária total por turma: 72 horas.

 

Ementa: Desenho de observação de espécies vegetais herborizados e vivos. Aulas de campo. Representação figurativa das estruturas morfológicas com o auxilio de binocular e câmara clara.

Ilustração Botânica I - Grafite e Nanquim

Curso de Extensão

Escola Nacional de Botânica Tropical
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro


Publico alvo: Alunos e profissionais de ciências biológicas e agrárias, engenharia agrônoma e floresta,; arquitetura, paisagismo, desenho industrial, comunicação visual, belas artes e áreas afins. 


Apoio:

Programa:

Numero de vagas: No mínimo de 10 (dez) e no máximo de 20 (vinte) alunos por turma

Técnica empregada: Ilustração Botânica nas técnicas de grafite, bico de pena (nanquim).

Valor da mensalidade: R$ 190,00
Taxa de inscrição: R$ 30,00

Pré-requisito: Nenhum

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página